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1. Justificativa

 A grande maioria dos alunos não possui hábito de leitura em casa. A concorrência da televisão e das diversões eletrônicas com o acesso a biblioteca e aos livros, deixa esta última em grande desvantagem em se tratando de crianças e adolescentes.
Sabemos que as histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima os alunos do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Partindo do principio de que a história de cada um é constituída por si mesmo, é necessário que a escola disponibilize os meios para que o aluno experimente nas ações concretas essas vivencias e a partir delas, possam desenvolver habilidades importantes para o seu crescimento pessoal e cultural.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos alunos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Kramer (2001)  acredita que o acesso à alfabetização (enquanto desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a língua), à leitura e à escrita é um direito do cidadão e que, portanto, exige o comprometimento com um projeto de sociedade que vise à democratização e à justiça social. Ela também defende que a escola não deve assumir sozinha o compromisso com as mudanças que precisam ser efetivadas nesta área.
Segundo esta mesma autora, é necessário tanto o desenvolvimento de um projeto
econômico como de um projeto de emancipação cultural dentro e fora da escola, que favoreça o contato dos indivíduos com o bem cultural produzido pela humanidade em todas as áreas do conhecimento. Deste modo, ela parece propor um acesso às várias leituras, que não apenas a do escrito: a leitura da escultura, da pintura, do movimento, da dança, da fotografia, da música.
Para Smith (1999), a criança só é capaz de compartilhar deste mundo, quando compreende o seu significado, sendo este descobrimento e o descobrimento da diferença entre a fala e escrita os dois insights necessários para o aprendizado inicial da leitura.
Como o universo escolar e seus profissionais têm papel indispensável na promoção da leitura para os alunos, professores, pais, funcionários e toda a comunidade, o Projeto Leitura se faz Lendo se constituirá em um conjunto de ações de apoio à leitura por prazer a ser realizado nesta Escola durante todo o ano letivo, como uma atividade permanente na rotina da escola e de ampliação do acervo.

 2.        Objetivo Geral

Construir o hábito de ler o que se escreve, fazendo correções construindo critérios, promovendo a clareza, coerência e coesão dos textos escritos pelos alunos, bem como os aspectos gramaticais que constituem as dificuldades mais comuns no uso da modalidade escrita da língua culta.

2.1.  Objetivos específicos:

·           Incentivar o hábito da leitura;
·           Familiarizar-se com textos literários e desenvolver comportamento leitor.
·           Desenvolver competências leitoras e ler antes de saber ler convencionalmente o oral e o escrito;
·           Buscar sanar as dificuldades de leitura e escrita dos alunos para que os mesmos sejam capazes de escrever, empregando corretamente as letras, sem trocas ou omissões das mesmas;
·           Democratizar o acesso e a interação com a cultura escrita de professores, alunos e comunidade;
·           Incentivar atividades pedagógicas para utilização do acervo da escola.
·           Melhorar o processo ensino aprendizagem socializando experiências, facilitando o processo de construção e apropriação dos saberes;
·           Reconhecer a leitura como fonte essencial para produção textual, fazendo uso dos diferentes portadores de textos;
·           Reconhecer a importância do hábito de ler, bem como saber produzir, ampliar modificar um texto literário.
·           Reconhecer a leitura como fonte essencial para seu crescimento e participar de situações de intercâmbio oral, trocando experiências e partilhando opiniões inclusive com defesa argumentativa.

3.        Conteúdos

Leitura diária de diferentes portadores de textos:
·           Humorísticos - histórias em quadrinhos, charges, piadas, cartuns, adivinhações, jogos, etc.;
·           Literários - Contos literários; lendas, fábulas, novelas, poemas, trava língua, cantigas,  de roda, crônicas, parlendas;
·           Instrucionais - bulas de medicamentos, receitas, manuais, regras de um jogo e regulamentos; contas de água e luz;
·           Informativos – pesquisa, biografia, notas de enciclopédia, artigos, mapas, definições, relatos de experiência, encartes, textos literário;
·           Jornalísticos – notícias, reportagens – anúncios, carta ao leitor, noticiários;
·           Interpessoais – cartas, bilhetes, atas, telegramas, convites, agradecimentos;
·           Publicitários – avisos, murais, cartazes, folhetos, faixas, anúncios, placas, internet, endereço eletrônico, folders, outdoor, inscrições em muros.
·           Leitura, escrita e produção de texto;
·           Coerência e coesão textual;
·           Estudo do vocabulário, gramática e interpretação;
·           Letras de musicais que trazem histórias no enredo.
·           Filmes e documentários,


4. Desenvolvimento
1º fase – Realização de reuniões com os professores, especialistas, diretores e coordenadores de turmas, pais e a comunidade, para apresentação da proposta do Projeto Leitura se faz Lendo. Este Projeto se desenvolverá os meses de maio a novembro.
2ª Fase - Criação de um cronograma em que se definirão as ações culturais e educacionais e os papéis de todas as pessoas que participarão do projeto.
3ª Fase - Levantamento do acervo de livros literários, contos, poesias e demais gêneros existentes na biblioteca da escola. A partir daí, inicia-se o processo de inscrição e acolhimento dos profissionais voluntários que queiram realizar mensalmente o papel de leitores para as crianças e jovens;
4ª Fase – Realização de rodas de leitura semanais no ambiente externo da sala de aula (embaixo das árvores, pátio, refeitório, ginásio) onde serão oferecidos os mais variados gêneros. As turmas poderão se revesar para manusear e apreciar esse material. Essas rodas de leituras acontecerão diariamente no horário das aulas (Fundamental I)  e também nos intervalos. Além disso, os professores farão leituras coletivas já que a escola dispõe de títulos repetidos suficientes para todos, entre outras opções de apresentação desse material.
5ª  Fase – Leitura de diferentes gêneros textuais , onde os alunos, de acordo com cada ano de estudo, deverão aprofundar-se nos mais variados portadores de textos a cada semana, tais como: humorísticos; Literários, Instrucionais, Informativos, Jornalísticos Publicitários e textos interpessoais, Musicais que trazem histórias no enredo.  Filmes e documentários, dramatização, reprodução, elaboração de ficha técnica dos títulos, resumo, declamação etc.
6ª Fase – Os alunos de cada ano de estudo juntamente e os respectivos professores e suas disciplinas, produzirão diferentes tipos de textos: histórias em quadrinhos; charges; piadas; cartuns; Contos; reescrita de: lendas, fábulas, resumo de novelas, poemas, trava língua, cantigas, de roda, crônicas, parlendas; bulas de medicamentos fictícios, receitas, manuais, regras de um jogo e regulamentos. Nessa fase e nas demais ocorrerá a pesquisa, leitura de biografia, consulta a enciclopédias, mapas, leitura de artigos, relatos de experiências, confecção de encartes e anúncios para serem divulgados na rádio da escola sobre o as atividades do projeto. Os alunos serão estimulados a escreverem cartas, bilhetes, convites, agradecimentos, avisos, murais, cartazes, folhetos, faixas, anúncios, placas.  Haverá atividades de análise de letras de músicas que trazem histórias no enredo. Filmes e documentários.
7ª fase - Debate em sala de aula sobre a participação dos alunos, professores, gestores e equipe escolar no desenvolvimento do Projeto, bem como as expectativas em relação ao produto final que será a Feira da Literatura, registrando no caderno essas impressões e em seguida a produção de Redações individuais.

5.    Produto Final


O Projeto terá a sua culminância com a realização da Feira da Literatura, que ocorrerá no dia 1º de  novembro. Nesta feira, todas as turmas da escola apresentarão aos pais dos alunos e a toda a Comunidade Escolar os resultados do projeto: Livrinhos produzidos em sala, fotos das atividades realizadas, apresentações de peças teatrais de acordo com as histórias pesquisadas, filmes, cartazes, coreografias, leituras, mapa, jogos matemáticos, História em quadrinhos, exercícios aeróbicos, desenhos, cartazes, bem como todo material produzido durante o projeto. A escola fará o registro da apresentação/Exposição do grupo, para ser apresentada na sala de projeção da escola;


} Julho
Ação Programada:  Trabalhando a leitura e escrita de textos instrucionais

Objetivos:
·      Incentivar o hábito da leitura;
·      Familiarizar-se com textos literários e desenvolver comportamento leitor.
·      Produção textual
·      Referenciar outros modos de organização do tempo didático para o trabalho com leitura, além da atividade permanente de roda de histórias.

Conteúdos – Leitura, escrita e produção textual
Textos instrucionais - bulas de medicamentos, manuais, regras de um jogo e regulamentos; contas de água e luz.

Estratégias/atividades a serem realizadas nesta ação:

·      Leitura diária de um texto de qualquer gênero literário;
·      Visitação a uma biblioteca pública
·      Leitura de textos por alunos voluntários;
·      Varal no texto da EXPOTEXTO;
·      Oficinas de produção textual por sala;
·      Ler e escrever textos instrucionais,
·     Construir orientações para a organização  de uma  festa na escola
·      Criar um produto que gostaria de possuir e que não seja conhecido no mercado publicitário;
·      Uso da gramática e do dicionário;
·      Escrita de uma receita de um prato fictício;
·      Alô leitura – O professor dividirá a turma em grupos de 2 a dois (dois a dois), onde todos simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e aquilo que mais chamou atenção ao lê-lo.
·      Self-service – o professor Indicações bibliográficas de títulos literários divulgadas pela  rádio da escola;
·      Ler e interpretar as contas de água, luz, faturas.
·      Cálculos matemáticos utilizando valores contidos nas contas trazidas pelos alunos;
·      Cálculo de juros e multas;
·      Leitura e escrita de algumas regras de conduta moral existentes em diferentes religiões;
·      Escrever um roteiro de viagem, a partir de imagens publicadas na Internet e que seja do interesse dos alunos;
·      Ler e entender o que está escrito em bulas de medicamentos
·      Estudo do vocabulário de alguns termos científicos;


·      Coreografar  uma dança que envolva regras para  serem seguidas. Ex: quadrilha
·      Criar regras ou regulamentos de um jogo  ou brincadeira;
·      Leitura e escrita de algumas regras de conduta moral existentes em diferentes religiões;
·     Ler e escrever uma lista de materiais, que deveriam ser utilizados nas aulas de inglês;
·      Criar uma revista em quadrinhos sobre  empréstimo de livros e revistas para crianças (Diálogos em inglês).
·      Análise de letras de músicas do homenageado do ano Cultural - Herbert Viana.
·      Criação de Paródias musicais, a partir das canções de Herbert Viana
·      Mostra de música com letras e interpretação dos próprios alunos, divulgadas na rádio da escola.


} Agosto
Ação Programada:  Bazar do Folclore

Objetivos:
·      Incentivar o hábito da leitura;
·      Revitalizar o Bazar do Folclore
·      Produção textual
·      Melhorar o processo ensino aprendizagem socializando experiências, facilitando o processo de construção e apropriação dos saberes.
Conteúdos :
·      Leitura,   escrita e  produção textual
·      O folclore brasileiro
Textos Literários - Contos literários; lendas, fábulas, novelas, poemas, trava língua, cantigas, de roda, crônicas, parlendas.

Estratégias/atividades a serem realizadas nesta ação:

·      Utilização do laboratório de Informática:  os alunos deverão visitar o site educativo:http://www.atividadeseducativas.com.br/ para conhecerem algumas histórias infantis: Rapunzel, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, Sereia Encantada, João e o pé de feijão. Em seguida com as devidas orientações propor a produção de histórias com fantoches e ainda a   produção de pequenos livros com os próprios desenhos
·      onde os mesmos ficarão livres para trocarem os nomes das histórias e mudarem as versões de acordo com a criatividade e imaginação.
·      Leitura diária de um texto literário pelo professor;
·      Revitalização do Bazar do Folclore, por meio da pesquisa sobre: advinhas, trava-línguas, provérbios, anedotas, receitas, piadas, etc;
·      Confecção do mural Bazar do Folclore;
·      Encenar histórias do Folclore: Contos e Lendas;
·    Ler e escrever contos literários; lendas, fábulas, novelas, poemas, trava língua, cantigas, de roda, crônicas, parlendas; durante todo o mês.
·      Leitura e pesquisas sobre as músicas folclóricas da região nordeste;
·      Ensaio  de algumas danças típicas da Paraíba.
·      Apresentação de danças folclóricas nordestinas;
·      Pesquisa sobre os principais ritmos tocados e cantados durante os festejos juninos.
·      Assistir Filmes e documentários cujo tema seja a escrita de cartas ou bilhetes; Ex: Central do Brasil;
·      Escrever um resumo das descobertas sobre o filme;;
·      Apresentar ou cantar uma música cujo enredo fale sobre uma carta ou bilhete
·      Realizar atividades de análise de letras de músicas que trazem histórias no enredo.
·      Assistir filmes em língua estrangeira, utilizando o Youtube;
·      Escrever e ler uma lenda de outro País;
·      Escrever frases e bilhetinhos em inglês (usar o tradutor do Gmail.);
·      Escrever e ler cartas, bilhetes, convites, agradecimentos, avisos, murais, cartazes, confecção de encartes e anúncios para serem divulgados na rádio da escola sobre o as atividades do projeto.
·      Escrever  uma experiência negativa que vivenciou;
·      A partir da leitura de encartes de lojas de departamento, desenvolver problemas matemáticos, utilizando as quatro operações;
·      Entregar aos alunos trechos desordenados de um problema, que deverá ser montado e resolvido;
·      Leitura de mapas;
·      Criação de faixas sobre o projeto de leitura para ser colocado em vários setores da escola;
·      Realizar pesquisa em enciclopédias com temas da História universal;
·      Ler a carta de Caminha sobre o que ele descreveu no Brasil;
·      Leitura da Carta de D. Pedro II ao deixar o País;
·      Escrever um glossário sobre algumas palavras que constam no texto de ciências que está sendo estudado;
·      Construir cartazes sobre os temas que estão sendo estudados no bimestre


} Setembro
Ação ProgramadaLeitura e escrita de textos jornalísticos -  Confecção de Livro

Objetivos:
·      Incentivar o hábito da leitura;
·      Criar um livrinho de histórias
·      Produção textual
·      Reconhecer a importância do hábito de ler, bem como saber produzir, ampliar modificar um texto literário.
Conteúdos – Leitura, escrita  e produção textual
Textos Jornalísticos – notícias, reportagens – anúncios, carta ao leitor, noticiários;
Estratégias/Atividades a serem realizadas nesta ação

·      Leitura diária pelo professor, de um texto da literatura brasileira;
·      Apresentação por turma de um livro literário (encenação, desenho, colagem, representação através de maquetes ou mesmo personagens confeccionados em argila;
·      Escrever as histórias utilizando o editor de texto, no laboratório de informática
·      Confecção do livro com o material coletado através da pesquisa;
·      Produzir um jornal mural sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos;
·      .Escrever anúncios para serem divulgados na rádio da escola sobre o as atividades do projeto;
·       Os alunos serão estimulados a escreverem notícias, anúncios e noticiários
·      Apresentar aos alunos, problemas, operações, equações, já resolvidas e pedir-lhes que encontrem os erros presentes, sem identificar o aluno que errou.
·      Produzir um jornal mural sobre a vida e obra de Herbert Viana, com notícias pesquisadas na mídia impressa, redes sociais e internet;
·      Criação de Paródias musicais, a partir das canções de Herbert Viana
·      Mostra de música com letras e interpretação dos próprios alunos, divulgadas na rádio da escola.
·      Elaborar o jornal Escola;
·      Produzir uma coletânea dos melhores contos de ficção científica (ou outro gênero) escolhidos pela classe.
·      Organizar um sarau poético sobre a obra de determinado autor
·      Análise de letras de músicas do homenageado do ano Cultural - Herbert Viana;
 
·      Gravar um  vídeo — em que sejam lidos contos ou poemas;
·      Entrevistar e gravar em vídeo a propaganda de um produto fictício;
·      Recortar e colar numa folha, algumas imagens da preferência dos alunos;
·      Solicitar que os alunos criem uma pequena história em inglês, tendo como base as gravuras coladas.


} Outubro
Ação Programada:
Mês da criança - Trabalhando a leitura e escrita de textos interpessoais;

Objetivos:
·      Incentivar o hábito da leitura;
·      Produção textual;
·      Reconhecer a importância do hábito de ler, bem como saber produzir, ampliar modificar um    texto interpessoal.
Conteúdos
·      Leitura  e produção textual
·      Brincadeiras infantis
·      Textos Interpessoais – cartas, bilhetes, E-mail, atas, telegramas, convites, agradecimentos;

Estratégias/Atividades a serem realizadas nesta ação

·      Leitura diária pelo professor, de textos do universo infanto-juvenil;
·      Leituras de textos musicais que ilustram histórias e ou filmes;
·      Brincadeiras de rodas
·      Exibição de filmes sobre os direitos da criança;
·      Oficinas de produção textual  (texto musical)
·      Escrever uma carta de agradecimento a alguém;
·      Textoteca  o professor colocará à disposição dos alunos, textos diversos para leitura (cartas, bilhetes, mensagens, etc)
·      Repórter da leitura O professor escolherá um aluno para ser o repórter. As perguntas deverão ser direcionadas para o questionamento pelo entrevistado;
·      Realizar cálculos matemáticos completando o enunciado do problema;.
·      Resolver problemas matemáticos, lendo e interpretando os enunciados;
·      Releitura da Carta de Pero Vaz de Caminha (História);
·      Envio de mensagens via e-mail, nas redes sociais  e do Fâ Clube do Cantor homenageado no Ano Cultural Herbert Viana.
·      Escrever uma carta a Presidente Dilma ou outra autoridade;
·      Cinema  - levar os alunos a assistir um filme para depois debatê-lo.
·      Redigir um Convite a alguém de sua família, para uma viagem a Sapé para conhecer o Engenho Pau d´arco, onde morou Augusto dos Anjos;
·      Ler sobre os tipos de vegetação encontrados na Paraíba;
·      Trocar mensagens via e-mail com outros colegas da classe;
·      Ler sobre os tipos de vegetação encontrados na Paraíba;
·      Desenhar e colar  numa cartolina, as imagens dos tipos de vegetação;
·      Brincar de entregar o telegrama a outro colega, correndo. Ganha a fileira que conseguir passar o papel mais rápido para todos os elementos do grupo.
·      Escreva um bilhetinho simples, pedindo ou agradecendo uma graça alcançada.
·      Traduzir uma oração simples para o inglês, utilizando o Google tradutor.

} novembro
Ação Programada: - Feira da Literatura  - Culminância do projeto Leitura se faz Lendo , no dia 1º de novembro de 2012

Objetivos:

·  Expor os trabalhos dos alunos para visitação pela comunidade.
·  Reconhecer a leitura como fonte essencial para seu crescimento e participar de situações de intercâmbio oral, trocando experiências e partilhando opiniões inclusive com defesa argumentativa.
·   Realizar uma Feira da Literatura na escola;

Conteúdos
·      Textos Publicitários – avisos, murais, cartazes, folhetos, faixas, anúncios, placas,
·      Leitura, Escrita e produção textual
·      Estudo do Vocabulário
·      Expressão oral
Estratégias/Atividades a serem realizadas nesta ação

·      Leitura diária pelo professor, de um texto da literatura brasileira;
·      Confecção do Mural para a exposição da sinopse do livro lido pelo aluno;
·      Divulgação do aluno que leu mais livros;
·      Entrega da medalha ao aluno campeão de leitura  (acompanhado pelo professor), verificado por meio da carteirinha de empréstimo;
·      Exposição do livro resultante das oficinas, maquetes, cartazes, músicas, danças,
·      Apresentações de coreografias;
·      Realização da Feira da Literatura, que ocorrerá no mês de novembro.
·      Elaboração de livrinhos produzidos em sala,
·      Registro da apresentação/Exposição do grupo, para ser apresentada na sala de projeção da escola;
·      em todas as fases do projeto;
·      Expor todas as fotos das atividades realizadas no Projeto
·      Criar histórias  em quadrinhos;
·      Mostra de cartazes elaborados pelos alunos e professores;

·      Criação de avisos, murais e folhetos sobre a Feira da literatura;
·      Exposição de jogos matemáticos e de todas as atividades produzidas pelos alunos
·      Apresentações de peças teatrais de acordo com as histórias pesquisadas;
·      Danças;
·      Exibição de Exercícios aeróbicos;
·      coreografias
·      Exibição de filmes, das várias fases do projeto;
·      Digitar no Processador de textos os poemas dos autores de acordo com o grupo do qual fazem parte. Em outro momento propor que elaborem lembrancinhas para as pessoas que irão visitar a Feira de Literatura.
·      Avaliação formativa e novas perspectivas para a continuidade do projeto no próximo ano letivo.

7. Recursos
7.1. Humanos:
·           Voluntários ( estudantes de outras séries, Universitários);
·           Bibliotecário;
·           Professores dos diversos anos  e disciplinas.
·           Direção, Supervisão, Monitores do Laboratório de Informática Educativa.

7.2 - Materiais
·           Mesas, cadeiras;
·           Carrinho literário;
·           Camisetas ( fardamento) – 20 unidades
·           Obras literárias existentes na escola ou doadas
·           Computadores;
·           Impressoras
·           Papel colorido
·           folhas chamex
·           Papel ofício
·           Lápis para quadro branco
·           Pincel atômico
·           Textos fotocopiados
·           Tinta para impressoras
·           Cartolina
·           Lápis de cor
·           Livros
·           Documentos,
·           Revistas,
·           Jornais,
·           Gravuras,
  • Disponibilidade dos livros do Cantinho de leitura na Biblioteca e Sala de Informática

7.3. Tecnológicos:
·                CDs
·                Computadores em rede
·                Impressoras
·                Scanner
·                Máquina Fotográfica Digital
·                Conexão de Internet
·                TV
·                Vídeo
·                Filmes
·                Músicas em CD
                DVDs

8. Avaliação do Projeto

A avaliação do Projeto será realizado valorizando os aspectos qualitativos referentes a criatividade, criticidade, responsabilidade, participação e socialização dos conhecimentos, integração dos participantes em todas as atividades vivenciadas no decorrer do Projeto, respeitando-se a capacidade de leitura e a escrita cidadania, ao ambiente, relações interpessoais e interação com a comunidade. 
No mês de novembro será realizada a culminância do Projeto com a feira da Leitura na Escola. Esse evento terá a participação de alunos, professores, especialistas, gestores, pais, funcionários, pais de alunos e de toda a comunidade.
Haverá nos três turnos uma avaliação coletiva com os segmentos da comunidade escolar, com o objetivo de avaliar os resultados das atividades de leitura desenvolvidas durante o projeto, além de buscar subsídios para o replanejamento das ações a serem desenvolvidas no ano seguinte.

9. Conclusão

Disseminar hábitos de leitura em toda comunidade escolar atendendo a uma comunidade desassistida e privada de uma biblioteca pública, é o objetivo maior deste projeto. Esse incentivo ao prazer da leitura, pela assistência do encontro (ir até o leitor) é também uma forma de provocar mudanças de hábitos pela busca da informação que a leitura proporciona na usualidade de fontes pequenas e médias em volume (preocupação de muitos), ao abrir um livro para hábito e prazer da leitura.


10. Referências

 Kramer, S. (2001). Alfabetização, leitura e escrita; Formação de professores em curso. São Paulo: Ática.
 Smith, F. (1999). Leitura significativa. 3ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas.
 Sites visitados

http://www.scielo.br

Elaboração Lista: LL Textos: Wikipedia, LL


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