twitter





JUSTIFICATIVA


Ao observar o trânsito na rua principal do bairro onde está localizada a EMEF Augusto dos Anjos e a obrigatoriedade da inserção da Educação para o Trânsito, nos componentes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental, de acordo com a Lei 9.503/97, art. 74 e 76 e Resolução nº. 004/2007 do CME, surgiu a necessidade de desenvolver este projeto, cujo tema se insere ou, deve ser inserido no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando-se o crescente índice de acidentes por imprudência no trânsito no bairro e o despertar para essa realidade,  bem como alertar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a necessidade da prática de um trânsito mais seguro, ético e humano.
                Vale salientar que o entorno da escola não possui problemas relacionados com o trânsito, haja vista que esta situa-se numa rua  tranquila e sem saída. Os problemas aparecem nas proximidades das casas de alguns alunos, ou mesmo em seus deslocamentos até a escola.

2. Objetivo

a) Geral:

                Transversalizar o tema trânsito como a locomoção das pessoas, do convívio entre  elas em seu transitar e da relação que estabelecem com os lugares por onde andam.

b) Objetivos Específicos:

·         Conceituar trânsito
·         Conhecer as normas do trânsito
·         Desenvolver a criatividade
·         Estimular a socialização;
·         Desenvolver a linguagem escrita
·         Pesquisar e registrar notícias relacionadas ao trânsito na cidade, no Brasil e no mundo;
·         Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
·         Identificar semelhanças e diferenças entre o trânsito em vários lugares;
·         Refletir sobre as ações diárias em relação ao trânsito, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com o ir e vir;
·         Valorizar atitudes relacionadas ao transitar na escola, no bairro e na cidade, visando o bem estar individual e coletivo;


3. Sugestões de atividades:

Elaborar questionário para ser aplicado com a seguinte questão: na sua opinião, por que é importante que os pedestres e os motoristas cumpram as leis de transito?
Imagine que você participa da campanha para melhorar o transito, crie um cartaz com uma mensagem educativa.
Pra ir á escola, andar de bicicleta e, para ser um bom motorista, é importante conhecer os sinais de transito.
Desenhe algumas placas e o seu significado.
Escrever os dez mandamentos do bom motorista.
Faça um desenho de um semáforo. Pinte o semáforo de acordo com as cores e sua indicação.
O que querem dizer os avisos coloridos dos sinais: vermelho, amarelo e verde?
Elaborar um painel com noticias de jornais ou revistas sobre o trânsito.
Como o pedestre deve fazer para atravessar uma rua ou avenida bem movimentada?
Por que é importante os motoristas e passageiros usarem o cinto de segurança?
Elaborar uma cartilha  de trânsito ilustrada
Confeccionar frases, slogans, visando a conscientização de como proceder corretamente no trânsito.
Entrevistando um guarda de transito:
O que o levou a escolher esta profissão?
Quantas horas você trabalha por dia?
Você gosta do que faz?
O que você acha do comportamento dos motoristas e dos pedestres?
Você já presenciou algum acidente? Conte como foi.
O Novo Código de Trânsito diminuiu o número de acidentes?
Pesquisar, em jornais e revistas, notícias sobre acidentes de trânsito e fazer murais e debates;
Informar aos alunos sobre como proceder corretamente, como pedestre, prevenindo acidentes;
Desenhar em um painel uma estrada e pedir aos alunos que desenhem ou recortem em revistas veículos e os coloque no painel
Fazer o cantinho do Trânsito, com notícias sobre transito e acidentes trazidas pelas crianças.
Pedir que os alunos desenhem placas proibitivas em relação a hábitos e atitudes indesejáveis, observadas na escola, por exemplo: proibido gritar, jogar papel fora da lixeira, jogar copos e talheres no chão, não estudar, etc
Dramatizar situações vivenciadas no transitar na escola
Confeccionar carros de caixas de papelão e placas indicativas
Caminhar ao redor da escola, observando a sinalização e o que ela significa
Cantar músicas sobre o tema
Trabalhando a Interdisciplinaridade:

Português
Confeccionar um dicionário com palavras e termos utilizados no código Nacional de Trânsito
Analisar as leis de trânsito e sua aplicação na prática
Trabalhar com as placas de trânsito interpretando seus significados
Trabalhar com textos que envolvam o tema trânsito, para leitura e interpretação, estudo do vocabulário, análise, síntese e reescrita;
Relatar cenas presenciadas sobre imprudência no trânsito e realizar debates
Promover seminários
Dramatização
Identificação e interpretação de símbolos utilizados nas placas de trânsito;


Língua estrangeira

Escrever uma lei de transito que você conheça, para pedestres e motoristas em inglês e sua consequente tradução;
Faça um cartaz com algumas gravuras dos meios de transportes da atualidade em inglês;
Confeccionar frases, slogans, visando a conscientização de como proceder corretamente no trânsito em diversas línguas;

Matemática

Estudo das cores primárias: amarelo e vermelho , introdução da cor secundária verde
Formas geométricas: círculo, retângulo, triângulo
Orientação espacial
Elaborar gráficos estatísticos sobre e evolução de veículos na cidade;
Pesquisar qual a faixa etária onde ocorrer o maior número de acidentes e representar por meio de gráfico
Problemas matemáticos a partir de situações ocorridas no trânsito.

Ciências
Primeiros socorros
Atendimento a acidentado
Poluição atmosférica em decorrência de gases expelidos pelos automóveis;
Decomposição dos componentes dos veículos na natureza;
Identificar quais os equipamentos poluentes de gases e de ruídos nos veículos

História

Evolução dos meios de transportes
História da Educação de trânsito no Brasil
Histórico da criação de alguns veículos (carro, bicicleta,
Estudar como se dá o trânsito em alguns países;

Geografia
Relevo e clima influenciam no trânsito e sua visibilidade
Relacionar condições precárias das estradas com acidentes
Descrever as diferentes paisagens e o meio de locomoção das pessoas nesses lugares;
Paisagens urbanas e rurais;
Pesquisar s fenômeno da urbanização e como solucioná-los.


Artes

Observar as obras de arte que descreve os diferentes meios de locomoção utilizados pelos diferentes grupos sociais da época;
Manter cartilhas informativas e educativas
Elaborar faixas educativas;
Escrever e apresentar peças que envolvam situações no trânsito.

Educação Física:

Noções de lateralidade e espacial,
Realizar atividades corporais que envolvam o domínio dos conhecimentos – esquerda, direita, para a frente, para trás,
Passeio ciclístico ao redor da escola;
Discutir os cuidados que se deve ter ao utilizar patis, skates, carrinhos, em via pública.
Promover atividades no pátio da escola, levando os alunos a interpretar as cores do sinal. Algumas crianças serão os pedestres e observarão o sinal com atenção, para saber se devem parar ou seguir. O sinal será representado por duas crianças: uma segurará uma bandeira vermelha significando PARE e outra, a bandeira verde (SIGA)

IV. RECURSOS

Humanos
Professores, alunos e comunidade, Professor readaptado;

Materiais
Papel
Lápis de cor
Cartolina Branca
Papel madeira
Textos para leitura
Gravuras de jornais e revistas
Textos impressos
Placas de Trânsito


Tecnológicos

Computadores com acesso a internet
Impressoras;
Máquina Fotográfica


V. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Ação Programada: Elaboração e apresentação do projeto aos Professores

Objetivo:  Aplicar o Projeto Trânsito na rua e na Escola a todos os segmentos da Escola nos três turno.

Anos/Série

Atividades

Marcos Noronha
·       Apresentação do Projeto aos professores e a toda comunidade escolar;
·       Detalhamento do projeto Elaboração do Projeto;

Educação infantil,

·        Estudar, aprender e respeitar as regras do Trânsito
·        Apresentar uma música sobre o trânsito

1º Anos
·       Montar um painel com imagens dos  meios de transportes conhecidos

2ºs Anos
·       Construção de uma maquete simulando uma rua com faixas de pedestres, meios de transportes e pedestres;

3ºs anos
·       Montar um mural com gravuras sobre trânsito e representação de semáforo e do significado de cada cor.


4º A
·       Confeccionar um semáforo utilizando material reciclável

4º B
·       Jogral sobre o trânsito

4º ANO C
·       Poesias
·       Peça teatral;
5º Ano A
·       Construir uma faixa de pedestre
·       Produção textual através de desenhos, cartazes e álbum seriado.
5º ano B
·       Criação de poemas e Poesias
·       Apresentação de paródias
6 ANO A
·       Trabalho com vídeo sobre a violência no trânsito;

6º ANO B
·       Produção de texto em formato cartilhas, Gibis, Folder sobre o trânsito;
6º ANO C
·       Produção textual – confecção de cartazes com gravuras sobre atitudes e gentileza no trânsito;
7º ANO A
·       Direitos e deveres do cidadão no Trânsito – Painel ilustrativo.
7º ANO B
·       A história do trânsito no Brasil através de linha de tempo.
7º ANO C
·       Palestra sobre acidentes de moto e suas consequências (painel fotográfico)
8º ANO  A
·       Palestra sobre Acidentes com veículos (painel fotográfico)

8º ANO  B
·       Trabalho educativo utilizando a passarela. Forma correta de utilizar. Passagem de pedestre com alunos “in loco”.
·        Formar um pilotão de trânsito educativo na escola.

8º ANO C
·       Pesquisar na Internet sobre o número de acidentes de trânsito ocorridos em um final de semana na Capital João Pessoa
9º ANO A
·       Mostrar dados estatísticos sobre o número de veículos que circula na escola e quais cores e marcas;
9º  ANO B
·       Elaboração de cartazes com as principais placas de trânsito em  língua estrangeira


VI. PRODUTO FINAL

Finalizaremos o projeto em novembro, com uma caminhada pelo bairro e um passeio ciclístico nos arredores do Ginásio O Almeidão, com faixas e cartazes pedindo paz no trânsito.
Mostra cultural com exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos no decorrer do ano letivo.


VIII  AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

  
Referências


Educação para o Trânsito e Mobilidade Inteligente
http://www.brasilia.unesco.org/noticias/opiniao/artigow/2003/educ_trans (acessado em28/05/12)

COMUNIDADE AGENTES SOLIDÁRIOS DO MARTINS – ORKUT
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=35072644

VÍDEOS

Pateta no Trânsito (Disney)
http://br.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0  (primeira visualização 28/05/12,)

 Os Dez Mandamentos do Trânsito

Tinoni aconselha: Olha o semáforo

Sinais de Trânsito


0 comentários:

Postar um comentário